Talvez o grupo de maior importância no recém surgido cenário blues britânico tenha sido John Mayall and the Bluesbreakers, que além de ter grande influência no crescimento do blues dentro do país, foi a banda-alçapão de músicos que viriam a se tornar importantíssimos nesse cenário musical em ascensão, como Eric Clapton, que posteriormente viria a formar o Cream, Peter Green que sairia do grupo para ser líder e compositor do Fleetwood Mac, e Mick Taylor, que seria requisitado como guitarrista dos Rolling Stones. E, com o reconhecimento mundial desses músicos, os nomes clássicos do folk-blues americano como Robert Johnson, Son House, Muddy Waters, Howlin' Wolf e B.B. King passaram a ser referências diretas.
Foi no Newport Folk festival de 1963 que o blues teve seu auge, com a apresentação de diversas figuras consagradas do estilo. Daí em diante praticamente todos os músicos dos mais diversos estilos provenientes do rock e blues regravaram clássicos antigos. O Led Zeppelin, em seu primeiro álbum gravou uma série de composições de Willie Dixon, porém incluindo como autoria própria, o que resultaria em uma batalha judicial, que obrigaria a banda a identificar Dixon como autor original.
Na América, os efeitos foram diretos, e músicos como Creedence Clearwater Revival, The Doors, Bob Dylan e Jimi Hendrix desenvolveram seus estilos próprios fundamentados nas raízes do blues. Internamente, nomes como Albert King, Freddie King e Buddy Guy, iniciaram uma mudança na sonoridade do blues, juntando elementos típicos do rock, a guitarra distorcida e pesada, com o som tradicional, o que levaria alguns puristas a rejeitarem essa nova "moda" que contrariava o purismo tradicional da música.
Na América, os efeitos foram diretos, e músicos como Creedence Clearwater Revival, The Doors, Bob Dylan e Jimi Hendrix desenvolveram seus estilos próprios fundamentados nas raízes do blues. Internamente, nomes como Albert King, Freddie King e Buddy Guy, iniciaram uma mudança na sonoridade do blues, juntando elementos típicos do rock, a guitarra distorcida e pesada, com o som tradicional, o que levaria alguns puristas a rejeitarem essa nova "moda" que contrariava o purismo tradicional da música.
Listas das músicas
Disco 1
1. Josephine - Snooks Eaglin
2. Do Unto Others - Pee Wee Crayton
3. Buck's Boogie - Matt 'Guitar' Murphy
4. Bring Your Love To Me - Hubert Sumlin
5. Double Trouble - Otis Rush
6. Catfish Blues - Big Jack Johnson
7. Little Boy Blue - Robert Lockwood Jr. (With Otis Spann)
8. Melt Down - Albert Collins
9. First Time I Met The Blues - Buddy Guy
10. Rollin' And Tumblin' - Muddy Waters
11. Black Angel Blues - Robert Nighthawk
12. Ain't Got Nobody - Hound Dog Taylor
13. Blues All Around Me - Lurrie Bell
14. 1823 S. Michigan Avenue - Magic Slim
15. Red Cross Store - Mississippi Fred McDowall
Disco 2
1. Phone Booth - Robert Cray Band
2. Blues In D Natural - Earl Hooker
3. T-Bone Shuffle - T-Bone Walker
4. The Sky Is Crying - Elmore James
5. The Thrill Is Gone - B.B. King
6. When A Guitar Plays The Blues - Roy Buchanan
7. Sinners Prayer - Lowell Fulson
8. I Have The Same Old Blues - Magic Sam
9. Beetin Nockin Ringin - Jimmy Dawkins
10. Your Love Is Amazing - Robert Ward
11. Blues Power - Albert King
12. Standing At The Crossroads - Johnny Shines
13. The Things I Used To Do - Guitar Slim
14. Mumblin' Guitar - Bo Diddley
15. I Got A Bad Mind - Big Joe Williams
16. Crawlin' King Snake - John Lee Hooker
17. Baby Please Don't Go - Eddie 'One String ' Jones
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